18/11/2022

Você sabe o porque existe Black Friday?

O que significa Black Friday?

A tradução de Black Friday é "Sexta feira Negra". A origem do nome não é certa, mas a principal teoria afirma que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60, para se referirem ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, em que o trânsito, normalmente, torna-se um caos. 

Graças a popularização da expressão, os lojistas viram surgir uma grande oportunidade de vendas. Eles se aproveitavam do movimento maior de pedestres e carros para fazer diversas promoções e atrair compradores.

Essa referência ao trânsito logo se expandiu e se tornou uma expressão local, depois acabou se tornando uma tradição dos Estados Unidos e que vem se expandindo pelo mundo. 

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então o evento e a adesão de lojistas e compradores cresce exponencialmente, batendo recorde de vendas ano a ano.

Inicialmente, começou como um evento exclusivamente online no Brasil, que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista.

Black Friday é uma campanha de vendas que traz grandes descontos em produtos de todas as categorias como: 

  • smartphones
  • notebooks
  • eletrodomésticos; 
  • TVs; 
  • roupas; 
  • calçados;
  • livros.

A grande vantagem é que os descontos são realmente relevantes e as compras de Natal não precisam ficar para o último dia.

Tradicionalmente conhecida como a inauguração do período de compras de fim de ano, a Black Friday é aguardada por consumidores que buscam produtos com bons descontos.

Black Friday: veja como não cair em fraudes

O órgão que é responsável pela defesa do consumidor no Brasil é o Procon. Ele fiscaliza as possíveis fraudes em operações econômicas. Na Black Friday, sua atuação geralmente é intensa.

Entre as orientações dos Procons para a Black Friday, estão:

  • verificar com antecedência o preço dos produtos de interesse, pesquisar em mais de uma loja ou site e usar aplicativos e sites de comparação de preços para avaliar se o valor é de fato promocional;
  • desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Ter cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas em redes sociais, especialmente de lojas que o consumidor desconhece;
  • fazer uma lista dos produtos ou serviços desejados e estipular um limite de valor para evitar gastar além do previsto e se endividar;
  • para verificar a segurança de um site antes de fazer a compra, o consumidor deve clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://;
  • todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico da loja ou o endereço eletrônico de contato. Também deve ter à disposição um canal de atendimento, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).